Com a flexibilização das medidas de isolamento social, o governo de Santa Catarina autorizou a retomada de concursos públicos e vestibulares no estado. O aval consta na portaria nº 714, divulgada em 18 de setembro.
Diante disso, os preparativos do concurso TCE SC podem recomeçar?
Folha Dirigida levou esse questionamento à Assessoria de Imprensa do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina. De acordo com o setor, o novo concurso para auditor fiscal de controle externo continua com os trâmites suspensos.
“A portaria do Estado não gerou a retomada automática do concurso, portanto, continua suspenso e sem nova data”, diz em nota enviada à reportagem nesta sexta-feira, 25.
Em abril, o tribunal já tinha informado que o concurso TCE SC estava suspenso em decorrência da pandemia do Coronavírus.
O tribunal já tinha contratado o Cebraspe como banca organizadora da seleção. Esse contrato também foi suspenso. A instituição seria responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas, como provas objetivas.
A oferta do concurso seria de 160 vagas para auditor fiscal de controle externo, carreira que exige de nível superior. A previsão é que o edital seja publicado no pós-pandemia.
Isso porque o próprio presidente do TCE SC, conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, ressaltou que a abertura do concurso é uma necessidade.
De acordo com ele, o edital e aplicação das provas estavam previstos para 2020, além da posse dos aprovados. O concurso, na opinião do presidente da Corte catarinense, seria fundamental para dar vazão às atividades do Tribunal de Contas.
Concurso TCE SC: quais requisitos e salários?
O Tribunal de Contas anunciou, em março deste ano, que a oferta do concurso seria de 160 vagas para auditor fiscal de controle externo. Desse total, 40 oportunidades seriam imediatas e 120 para formação de cadastro de reserva.
O órgão também informou a distribuição das 40 chances imediatas por área:
- Administração – 6 vagas;
- Ciência da Computação – 8 vagas;
- Ciências Contábeis – 9 vagas;
- Direito – 10 vagas;
- Ciência Econômicas – 3 vagas;
- Engenharia Civil – 4 vagas.
As oportunidades destinadas ao cadastro de reserva também seriam para as mesmas especialidades. O cargo tem como requisito o nível superior na área de escolha. A expectativa é que essa distribuição continue a mesma com o retorno dos preparativos do concurso.
A remuneração inicial do auditor fiscal de controle externo, em Santa Catarina, é de R$14.502,56 por mês. O valor inclui o auxílio-alimentação de R$1.642,78 mais gratificações, de acordo com dados do próprio órgão.
Concurso TCE SC: estrutura de provas estava definida
Antes da suspensão, o concurso TCE SC já contava com estrutura de provas definida. Os inscritos a auditor fiscal de controle externo seriam submetidos a provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório.
Seriam cobradas 100 questões, das quais 40 de Conhecimentos Básicos e 60 de Conhecimentos Específicos. Haveria também a cobrança de provas discursivas, em que os candidatos teriam que elaborar uma peça técnica (relatório técnico) com até 90 linhas.
O tribunal ainda não confirmou se tal estrutura será mantida. Os trâmites para o concurso tiveram início em agosto de 2019, quando o tribunal formou comissão especial. Os integrantes foram convocados a desempenhar um estudo interno sobre cargos que apresentavam maior carência de servidores.
Em três meses, o grupo identificou que a maior necessidade de pessoal é para a carreira de auditor fiscal de controle externo. A partir disso, o órgão iniciou as tratativas para definição da banca organizadora.
Fonte: Folha dirigida.