O CNU para professores, também conhecido como “Enem dos professores” será realizado em breve, sendo publicado editais para as redes municipal e estadual de educação.
O edital CNU para Professores será organizado pelo MEC e todos os estados e municípios poderão participar, mas a adesão ao concurso unificado para professores não será obrigatória.
O programa Mais Professores para o Brasil oferece diversos benefícios e deve impactar mais de 2 milhões de profissionais da educação no país.
Confira os detalhes sobre o CNU para professores e os benefícios do mais novo programa do governo federal.
CNU para Professores: detalhes sobre a Prova Nacional Docente
O Ministério da Educação apresentou os detalhes da Prova Nacional Docente (PND), também conhecida como CNU para professores.
A iniciativa do CNU para professores visa estabelecer um instrumento padronizado que pode ser adotado por estados e municípios como parte de seus concursos para contratação de docentes na rede pública.
O MEC esclareceu que, inicialmente, será aberto um prazo para que os entes federativos manifestem interesse em aderir à Prova Nacional Docente. Após essa adesão, as redes estaduais e municipais publicarão editais de concurso, definindo as etapas do processo seletivo.
Esses editais indicarão se a nota da PND será utilizada como único critério de seleção ou se haverá etapas adicionais, como provas práticas.
O processo CNU dos professores seguirá os seguintes passos:
- Adesão dos entes federativos: Estados e municípios confirmam a participação no programa.
- Publicação dos editais: Redes de ensino especificam como a nota da PND será utilizada.
- Inscrições na PND: Candidatos se inscrevem pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
- Realização das provas e divulgação de resultados: O Inep conduz as avaliações e publica os resultados.
“O professor que realizar a prova poderá usar sua nota para concursos que tenham a Prova Nacional como etapa. Após adesão pactuada com estados e municípios, as redes têm autonomia para usar os resultados de forma classificatória, eliminatória ou como complemento a uma prova prática”, afirmou o MEC.
Estrutura da Prova Nacional Docente do CNU para professores
A PND será aplicada por meio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) Licenciaturas, que, desde 2024, ocorre anualmente. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, o objetivo é que o Enade passe a ser também um instrumento de seleção para a docência.
A estrutura da prova do CNU dos professores é dividida em dois componentes:
- Componente de Formação Geral: Composto por 27 questões de múltipla escolha, avalia temas essenciais para a prática pedagógica, contextualizados na legislação educacional e na realidade cultural brasileira.
- Componente Específico: Direcionado para cada área de licenciatura, com 37 questões, sendo 36 de múltipla escolha e uma discursiva.
“É menos dispendioso e a seleção, a nível nacional, com a matriz do Enade Licenciaturas, garante a qualidade do exame”, afirmou o MEC em nota.
De acordo com dados recentes, 63% dos municípios brasileiros não realizaram concursos públicos nos últimos cinco anos, sendo a média para realização desses certames de 7,5 anos nas redes municipais e de cinco anos nas redes estaduais.
A estimativa é de que mais de 1,8 milhão de professores participem da PND até 2030, e uma portaria regulamentará oficialmente a prova em breve.
A iniciativa não prevê um número fixo de vagas ou aprovados. A nota obtida na PND servirá como etapa em concursos das redes participantes, conferindo flexibilidade ao processo seletivo.