O Concurso PM – PR (Polícia Militar do Estado do Paraná) está aberto! De acordo com o edital nº 01/2020, serão preenchidas 2.400 vagas para o cargo de Soldado de 2ª Classe Policial Militar e Soldado de 2ª Classe Bombeiro Militar. A execução, como já havíamos adiantado, está sob a responsabilidade do Núcleo de Concursos da Universidade Federal do Paraná (NC/UFPR).
Do total de vagas anunciado, 2.000 serão para Soldado Policial Militar e 400 para Soldado Bombeiro Militar, lembrando que ainda há as cotas para candidatos afrodescendentes. Entre os requisitos dispostos no edital, podemos mencionar que é necessário ter no máximo 30 anos de idade, CNH na categoria B e ensino médio completo.
A bolsa-auxílio prevista será inicialmente de R$ 1.933,63, durante o Curso de Formação. Já o subsídio do Soldado PM ou BM, após o Curso, será de R$ 4.263,67. O regime jurídico de contratação dos policiais é o tradicionalmente conhecido como estatutário, que garante estabilidade.
Como se inscrever
As inscrições podem ser feitas de 01 de abril de 2020 a 04 de maio de 2020 somente pelo site do NC/UFPR. A taxa é de R$ 100,00.
Podem solicitar dispensa do pagamento desse valor (dentro do prazo diferenciado informado no edital) os seguintes grupos de candidatos:
- aqueles que não puderem arcar com a despesa e que possuam inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- aqueles que comprovem a prestação de serviço para a Justiça Eleitoral por, no mínimo, dois eventos eleitorais; e
- aqueles que comprovem ter realizado doação de sangue.
Fique atento ao fazer a inscrição:
- Além de selecionar a opção de cargo (PM ou BM), o candidato deverá, no ato da inscrição, escolher a categoria de concorrência (se ampla concorrência ou se vagas destinadas aos afrodescendentes);
- Será preciso também escolher o CRPM (1º/6º, 2º, 3º, 4º ou 5º) ou CRBM (1º, 2º ou 3º) ao qual deseja concorrer;
- Por fim, necessário será optar por um local de prova, que poderá ser os seguintes municípios: Campo Mourão, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Paranaguá, Paranavaí, Telêmaco Borba, Umuarama ou União da Vitória.
O que fazem os Soldados PM e BM do Paraná?
Soldado da PM – PR | Soldado Bombeiro Militar PM – PR |
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Realiza o policiamento ostensivo e outras missões que se relacionem com a preservação da ordem pública. Desempenha também outras atribuições previstas em lei. | Atua na prevenção e no combate a incêndios, realiza também ações de busca e salvamento de pessoas. Executa ações relacionadas com a defesa civil, entre outras atividades afins previstas em lei. |
Provas do concurso PM – PR
Na primeira fase do concurso as avaliações serão estas: prova objetiva (60 questões) e prova discursiva (uma redação). Os conteúdos da prova você pode conferir na sequência desta notícia.
A prova discursiva e objetiva será provavelmente aplicada no dia 28 de junho de 2020, preferencialmente nas cidades que já mencionamos anteriormente. O início da avaliação será às 13h, tendo uma duração total de cinco horas.
O gabarito provisório deverá ser divulgado no dia seguinte ao da aplicação. E você sabe quantos candidatos classificados terão as provas discursivas corrigidas?
O edital diz que somente os candidatos que alcançarem 20 pontos no conjunto das provas objetivas serão classificados para a correção da questão discursiva.
Os critérios utilizados para a correção dessa prova envolverão: argumentação lógica; domínio da estrutura discursiva; domínio da língua culta contemporânea; fidelidade ao que propõe a questão; legibilidade do texto; uso adequado de recursos coesivos; entre outros.
Na segunda fase, um pouco mais extensa, estão previstas as seguintes etapas:
- Exame de capacidade física;
- Exame de sanidade física;
- Avaliação psicológica
- Investigação social.
Validade do concurso PM – PR
O prazo de validade do concurso PM – PR será de um ano, ressaltando que esse prazo começará a ser contado a partir da data da homologação do resultado final.
Se a administração pública achar conveniente, o prazo poderá ser prorrogado.
Conteúdos e diretrizes da prova PM – PR
De acordo com o anexo do edital 01/2020, os conteúdos previstos para as provas do concurso PM PR foram os seguintes:
Língua Portuguesa
- Apreensão do significado global dos textos;
- Estabelecimento de relações intratextuais e intertextuais;
- Reconhecimento da função desempenhada por diferentes recursos gramaticais no texto, nos níveis fonológico, morfológico, sintático, semântico e textual/discursivo;
- Apreensão dos efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos verbais e não verbais em textos de diferentes gêneros: tiras, quadrinhos, charges, gráficos, infográficos etc.;
- Identificação das ideias expressas no texto, bem como de sua hierarquia (principal ou secundária) e das relações entre elas (oposição, restrição, causa/consequência, exemplificação etc.);
- Análise da organização argumentativa do texto: identificação do ponto de vista (tese) do autor, reconhecimento e avaliação dos argumentos usados para fundamentá-lo;
- Dedução de ideias e pontos de vista implícitos no texto;
- Reconhecimento das diferentes “vozes” dentro de um texto, bem como dos recursos linguísticos empregados para demarcá-las;
- Reconhecimento da posição do autor frente às informações apresentadas no texto (fato ou opinião; sério ou ridículo; concordância ou discordância etc.), bem como dos recursos linguísticos indicadores dessas avaliações;
- Identificação do significado de palavras, expressões ou estruturas frasais em determinados contextos;
- Identificação dos recursos coesivos do texto (expressões, formas pronominais, relatores) e das relações de sentido que estabelecem;
- Domínio da variedade padrão escrita: normas de concordância, regência, ortografia, pontuação etc.
- Reconhecimento de relações estruturais e semânticas entre frases ou expressões;
- Identificação, em textos de diferentes gêneros, das marcas linguísticas que singularizam as variedades linguísticas sociais, regionais ou de registro
Raciocínio Lógico Matemático
- Resolução de problemas numéricos, porcentagem, conjuntos e contagem;
- Sistemas, equações e regra de três simples;
- Área, volume e capacidade;
- Cálculo da média, leitura e interpretação de dados representados em tabelas e gráficos.
História
- 1. Brasil Colônia.
- 1.1. Sistema colonial: sociedade do açúcar e da mineração.
- 1.2. Paraná: movimentos de ocupação do território.
- 1.3. A Família Real no Brasil (1808-1822).
- 2. Brasil Império.
- 2.1. Paraná: a dinâmica do tropeirismo.
- 2.2. Café: escravidão e trabalho livre.
- 2.3. A emancipação política do Paraná.
- 2.4. O ciclo da erva-mate.
- 2.5. A queda da monarquia.
- 3. Brasil República.
- 3.1. Implantação do regime republicano e conflitos sociais.
- 3.2. A Guerra do Contestado.
- 3.3. Política oligárquica e coronelismo.
- 3.4. A era Vargas: Estado, Trabalho e Cultura.
- 3.5. O Golpe Civil-Militar de 1964.
- 3.6. Movimentos de resistência à ditadura.
- 3.7. A abertura política.
- 3.8. A Nova República e as características do Estado Democrático de Direito estabelecidas pela Constituição de 1988.
- 3.8.1. Cidadania e movimentos sociais.
- 3.8.2. A questão da desigualdade e da inclusão social.
- 3.8.3. A Democracia e o papel das instituições de segurança pública
Geografia
- 1. População e estruturação socioespacial em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo).
- 1.1. Teorias e conceitos básicos em demografia e políticas demográficas.
- 1.2. Estrutura demográfica, distribuição da população e novos arranjos familiares. Movimentos, redes de migração e impactos econômicos, culturais e sociais dos deslocamentos populacionais. População, meio ambiente e riscos ambientais.
- 1.3. Transformação das relações de trabalho e economia informal.
- 1.4. Diversidade étnica e cultural da população.
- 1.5. Geografias das diferenças: questões de gênero, sexualidade e étnico-raciais.
- 1.6. Espacialidades e identidades territoriais.
- 2. Estrutura produtiva, economia e regionalização do espaço em múltiplas escalas (Paraná, Brasil, Mundo).
- 2.1. O espaço geográfico na formação econômica capitalista.
- 2.2. Exploração e uso de recursos naturais.
- 2.3. Estrutura e dinâmica agrárias.
- 2.4. Industrialização, complexos industriais, concentração e desconcentração das atividades industriais.
- 2.5. Espacialidade do setor terciário: comércio, sistema financeiro.
- 2.6. Redes de transporte, energia e telecomunicações.
- 2.7. Processos de urbanização, produção, planejamento e estruturação do espaço urbano e metropolitano.
- 2.8. As relações rurais-urbanas, novas ruralidades e problemáticas socioambientais no campo e na cidade.
- 2.9. Evolução da estrutura fundiária, estrangeirização de terras, reforma agrária e movimentos sociais no campo.
- 2.10. Agronegócio: dinâmica produtiva, econômica e regional.
- 2.11. Povos e comunidades tradicionais e conflitos por terra e território no Brasil.
- 2.12. Produção e comercialização de alimentos, segurança, soberania alimentar e agroecologia.
- 3. Formação, estrutura e organização política do Brasil e do mundo contemporâneo.
- 3.1. Produção histórica e contemporânea do território no Brasil.
- 3.2. Federalismo, federação e divisão territorial no Brasil.
- 3.3. Formação e problemática contemporânea das fronteiras.
- 3.4. Conflitos geopolíticos emergentes: ambientais, sociais, religiosos e econômicos.
- 3.5. Ordem mundial e territórios supranacionais: blocos e fluxos econômicos e políticos, alianças militares e movimentos sociais internacionais.
- 3.6. Regionalização e a organização do novo sistema mundial.
- 3.7. Globalização: características, impactos negativos e positivos.
- 4. A representação do espaço terrestre.
- 4.1. A evolução das representações cartográficas e a introdução das novas tecnologias para o mapeamento, através do sensoriamento remoto (fotografias aéreas e imagens de satélite) e dos Sistemas de Posicionamento Terrestre (GPS).
- 4.2. As formas básicas de representação do espaço terrestre e das distribuições dos fenômenos geográficos (mapas, cartas, plantas e cartogramas).
- 4.3. Escalas, reconhecimento e cálculo.
- 4.4. Sistema de coordenadas geográficas e a orientação no espaço terrestre.
- 4.5. Projeções cartográficas.
- 4.6. Identificação dos principais elementos de uma representação cartográfica, leitura e interpretação de tabelas, gráficos, perfis, plantas, cartas, mapas e cartogramas.
Informática
- Noções de Informática: conceitos básicos de operação com arquivos nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior);
- Noções consistentes de uso de Internet para a informação (Mozila Firefox e Google Chrome) e correio eletrônico nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior);
- Noções de trabalho com computadores em rede interna, nos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior);
- Noções de escrita e editoração de texto utilizando LibreOffice-Writer (versão 5.0.6 ou superior);
- Noções de cálculo e organização de dados em planilhas eletrônicas utilizando o LibreOffice-Calc (versão 5.0.6 ou superior);
- Noções, como usuário, do funcionamento de computadores e de periféricos (impressoras e digitalizadoras);
- Noções, como usuário, dos sistemas operacionais Windows 10 e Linux (Ubuntu versão 14 ou superior).
Legislação – Estatuto da criança e do adolescente – ECA
- 1. Lei nº 8.069/90 (Estatuto da Criança e do Adolescente) e suas alterações.
- 1.1. Parte geral:
- Título I – Das Disposições Preliminares.
- Título II – Dos Direitos Fundamentais: Capítulos I (Do Direito à Vida e à Saúde), II (Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade), III (Do Direito à Convivência Familiar e Comunitária), IV (Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer) e V (Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho.
- Título III – Da Prevenção: Capítulo II, Seção I (Da informação, Cultura, Lazer, Esportes, Diversões e Espetáculos), Seção II (Dos Produtos e Serviços) e Seção III (Da Autorização para Viajar).1.2.Parte Especial:
- Título III – Da Prática de Ato Infracional: Capítulos I (Disposições Gerais), II (Dos Direitos Individuais) e III (Das garantias processuais) e IV (Das Medidas Socioeducativas).
- Título IV – Das Medidas Pertinentes aos Pais ou Responsável